sábado, 27 de novembro de 2010

Tecido epitelial glandular

As células do tecido epitelial glandular produzem substâncias chamadas secreções, que podem ser utilizadas em outras partes do corpo ou eliminadas do organismo. Essas secreções podem ser mucosas, quando espessas e ricas em muco, ou serosas, quando fluidas e ricas em proteínas. Podem também ser mista, quando ocorrem secreções mucosas e serosas juntas.
As glândulas podem se unicelulares, como a glândula caliciforme (que ocorre, por exemplo, no epitélio), ou multicelulares, como a maioria das glândulas.
Há três tipos de glândulas multicelular:
Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a dutos que lançam suas secreções para fora do corpo ( como as glândulas sudoríparas, lacrimais. Mamárias e sebáceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glândulas salivares);
Glândulas endócrinas: não apresentam dutos as associados à porção secretora. As secreções são denominados hormônios e lançadas diretamente nos vasos sanguíneos ou linfáticos. Exemplo: hipófise, glândula tireóidea, glândula paratireóideas e glândulas adrenais;
Glândula mista: apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. É o caso doo pâncreas, cuja porção exócrina secreta enzimas digestivas que são lançadas no duodeno, enquanto a porção endócrina é responsável pela secreção dos hormônios insulina e glucagon.